A história do franchising, que se iniciou na década de 60 no Brasil, tem uma forte ligação com o histórico das franquias de alimentação no país. Foi em meados dos anos 80 que a ABF (Associação Brasileira de Franchising) organizou esse formato de operação comercial, o que alavancou o crescimento de diversas redes alimentícias, inclusive. As franquias de alimentação são cerca de 30% das franquias de todo o país, segundo estudo da associação. Mas o tamanho do segmento não é um indicador de estagnação, pelo contrário, o setor apresentou crescimento de 6% no ano de 2017 e aumento de 3% no número de unidades abertas: são aproximadamente 42 mil unidades de franquias de alimentação operando no país. O setor de alimentação no franchising segue em crescimento e tem boas perspectivas para o futuro. A segurança de se investir em um negócio que já foi testado, tendo o apoio de uma empresa experiente para seu desenvolvimento, é incomparável se comparar com a possibilidade de abrir um negócio novo, do zero. O franqueado tem condições de adquirir toda a experiência da empresa franqueada em um tempo muito menor do que se entrasse sozinho no mercado. 


Além disso, a lei do franchising ,aprovada em 1994, regulamenta as atividades do mercado tornando-o estável e menos arriscado. Os tipos de franquias de alimentação O segmento traz diversas oportunidades para quem deseja empreender. De micro franquias a lojas completas em grandes praças de alimentação estão à disposição de quem deseja entrar no negócio. A Região Sul é a terceira na lista de franquias que mais crescem. Segundo estudo da ABF, o estado do Paraná, ao lado de MG, foi o Estado que mais aumentou sua participação no mercado de franquias no segundo trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano anterior.


Esse universo de franquias contém modelos diferenciados de lojas, que atendem a expectativa de todo tipo de empreendedor. No Estado do Paraná nasceu a franquia 10 Pastéis. Com um produto facilmente escalável e uma qualidade diferenciada, a rede cresce com consistência, ganhando prêmios importantes da crítica gastronômica. A empresa colocou o pastel no mapa do franchising do Estado e oferece opções de loja a partir de 30m² e R$60 mil de investimento. Ainda no segmento de alimentação, há outra empresa que cresce em ritmo acelerado no Estado do Paraná. Essa oportunidade é para quem busca um investimento no mercado de alimentação saudável, que tem previsão de crescimento de 4,5% ao ano até 2021. A Trilha do Açaí é uma casa de produtos baseados na fruta, além de lanches e sucos naturais, com foco na alimentação saudável. A rede tem um projeto agressivo de expansão das franquias em cidades paranaenses. Uma oportunidade para quem busca empreender com qualidade de vida. 


Para saber sobre essas e outras franquias, entre em contato com a gente: https://www.alfafranquias.com/contato


O franchising de alimentação segue em plena expansão pelo país, oferecendo grandes oportunidades para quem deseja empreender com o apoio de empresas sérias e experientes no mercado. O segmento cresce a altas taxas e é o maior no franchising, comprovando que investir em franquias de alimentação é uma boa alternativa para quem busca empreendimentos sólidos.