A cada ano que passa o mercado de Franquias vem crescendo consideravelmente, e com isso, o número de empresários que busca transformar o seu negócio em uma franquia é cada vez maior.

O Franchising, como é conhecido o sistema que possibilita o crescimento de forma controlada e estratégica, permite que o empresário (futuro Franqueador) aumente a capilaridade do seu negócio, sem precisar desembolsar o capital inicial, e se deslocar operacionalmente para outras regiões.

Entre as grandes vantagens desta modalidade, é o crescimento através de parcerias saudáveis e que consigam absorver o conhecimento adquirido da rede ao longo de sua existência e repassar para os clientes na ponta.

Para os investidores (futuros Franqueados) a grande vantagem é fazer parte de um negócio testado que já possui indicadores e histórico para mitigar os riscos iniciais e oferecer suporte ao longo de todo o processo das “novas unidades”.

Como transformar o seu negócio em uma franquia?

O processo deve ser muito bem estudado e feito por profissionais competentes e que tenham condições de auxiliar nas seguintes etapas:

Análise da situação legal da empresa

Planejamento do processo de formatação da franquia

Elaboração do plano de expansão da rede

Sistematização dos processos dos Franqueados

Elaboração dos contratos de franquia

Venda da Franquia

Seleção de Franqueados

Detalharemos abaixo um pouco sobre todos os aspectos que estarão envolvidos nas etapas mencionadas:

Análise da situação legal da empresa

Antes de iniciar qualquer trabalho de formatação do seu negócio para uma franquia, você deve verificar se a sua marca está registrada. Para se tornar um Franqueador, é necessário que você detenha da propriedade da Marca.

Planejamento do processo de formatação da franquia

Para iniciarmos o planejamento, precisamos ter um bom plano de negócios. Nele deverão constar todas as informações financeiras e todas as taxas que serão praticadas para que o sua Franqueadora tenha condições de decolar.

Elaboração do plano de expansão da rede

Definir as áreas de atuação e tão importante quanto ao mix de produtos que será comercializado no seu negócio. Feito o planejamento inicial, é de extrema importância que você saiba identificar quais regiões, cidades e bairros, possuem características para a abertura de uma nova unidade. 

Uma consultoria especializada em franquias terá acesso a softwares e sistemas que trarão estes dados detalhados para você.

Sistematização dos processos dos Franqueados

“Para “que a sua franquia tenha sucesso, você deve sempre ter em mente que o repasse de” Know how”, é tudo! Este conhecimento deve ser traduzido da forma mais simples e objetiva possível.

Nesta etapa entram os manuais da franquia que possibilitam repassar aos Franqueados todas as etapas fundamentais 

Elaboração dos contratos de franquia

Contrato de franquia deve tomar por base a lei n° 8.955/1994 que regulamenta o modelo de negócio no Brasil.

Para a elaboração do contrato, deve ter o auxílio de um advogado especializado que tenha conhecimento sobre todos os mecanismos do sistema de Franchising.  Um contrato de franquia bem elaborado garante que o seu negócio seja explorado com segurança.

Venda da Franquia

A venda do seu modelo de negócio, talvez seja etapa mais importante do processo, pois é ela que irá comunicar para os interessados toda a experiência e tempo que foi gasto para montar o modelo de negócio ideal para investir.

Existem algumas etapas que jamais poderão ser esquecidas e que com a ajuda de um especialista, você não terá problemas.

A principal delas é a COF (Circular de Oferta de Franquia) um documento estabelecido na lei de franquia 8955/94.

Este documento deverá ser feito com muita atenção e o potencial franqueado deverá permanecer com ele pelo período de 10 dias no mínimo, antes de qualquer assinatura de contrato ou recebimento da taxa de franquia.

Seleção de Franqueados

Aqui se encontrar, sem dúvidas alguma, o principal fator para que o seu negócio tenha sucesso. O Franqueado correto! Para que você possa analisar o perfil do seu candidato de forma correta, é necessário que ele passe por 4 etapas:

•         Análise pessoal

•         Análise profissional

•         Análise Financeira

•         Análise comportamental

Passando por todas estas etapas, você pode ficar tranquilo, que os riscos foram mitigados, e o risco será administrado com maior segurança.

Para todas as etapas existem softwares e maneiras eficazes de garantir a melhor qualidade para o seu negócio na hora da expansão. É necessária que você consiga também, assim como um potencial franqueado, buscar Know-how, essa curva de experiência em uma empresa que faça isso há muitos anos.