Estar no nível de gestor de um negócio, entre tantas implicações, têm a de fazer com que a equipe "compre" os objetivos do negócio. Não basta mandar, pagar o salário e agradecer. Trabalhar a mentalidade da equipe, sobre eventuais mudanças no processo, é tarefa recorrente para esses operadores táticos.
Max Gehringer disse em uma das suas dicas que, num grupo de dez, dois puxam para cima, dois puxam para baixo e seis acompanham o lado que está puxando mais forte. A questão é: qual parte você está fortalecendo com suas intervenções sobre mudanças? Se fizer do jeito errado, pode sair caro para seu negócio. 
Aqui pontuo 5 passos que vão ajudá-lo a melhorar a gestão de pessoas e processos, considerando que os processos são resultado direto do comportamento das pessoas:


  1. Estimule a autoconfiança
Mostre que o crescimento pessoal, profissional e a sobrevivência no mercado de trabalho, estão diretamente relacionados à capacidade do indivíduo de se adaptar ao novo e de, principalmente, ser um agente de mudanças. Para que isso seja mais forte, é necessário que ele acredite em seus conhecimentos e habilidades. Também deve ter ciência de que suas atitudes o favorecerá.


  1. Satisfaça necessidades, e não vontades
Invista grande parte do seu tempo conversando com as pessoas sobre a necessidade de estar preparado para mudar, quando esta for a única alternativa. É fato que, em muitas mudanças, acabamos por deixar de fazer algo que nos agrada para mergulhar nas incertezas do novo. Há uma frase que diz “seu sucesso está fora da sua zona de conforto”.


  1. Forneça aos liderados o que eles precisam, e não o que eles querem
Explique claramente o que precisa ser modificado, para que entendam a sua participação em todo o processo de mudança e o que terão de fazer para conservar seus empregos. Mostre que a intenção é algo para melhor e que é o que a empresa quer. Seu papel é gerar os recursos necessários para que cumpram satisfatoriamente suas atribuições. 


  1. Sirva-os, em vez de querer que eles o sirvam
Em todos os processos é importante ficar claro que o líder está junto com a equipe, para deixá-los trabalhar, e isso inclui facilitar tudo o que estiver ao seu alcance para aumentar a velocidade da execução. Servir a equipe e mostrar que este é o seu papel faz uma diferença enorme nos resultados. Ajude-os a te ajudar.


  1. Certifique-se de que as razões das mudanças são transparentes para todos
Acima de tudo, é importante fazê-los entender que mudar pode ser fascinante e pode trazer muito mais oportunidades do que imaginam. Não omita informações para preservar amizades. Se tal mudança custará algumas cabeças, seja claro. Se a mudança trará mais trabalho depois de implantada, seja claro também. O processo de mudança acabará, mas a honestidade e a transparência perpetuarão, esteja onde você estiver.


Texto elaborado por: Gustavo Winkelmann Business Coach & Mentor Gerencial