10 ações de prospecção para te levar a 100% de resultados


Marketing é um dos pilares de sustentação de uma empresa. Quando pensamos em vender mais, ser reconhecidos, atender mais e melhor os clientes, estamos falando de marketing. Em essência, podemos dizer que o marketing é a ciência do relacionamento entre as partes na realização de um negócio. 


O gestor precisa estuda-lo, conhecer suas minúcias, seus números, testar e medir. Pode parecer muito trabalho para uma empresa de pequeno porte ou para um gestor “apagador de incêndio”, mas pode ser a ação que potencializará a prosperidade de um negócio.


Um método simples e eficaz, para prospecção, é o 10x10. Detalhe 10 meios de prospecção para sua empresa. Se cada um destes te gerar 10% do resultado desejado, você terá seu 100%. 


Porém, como foi dito antes, marketing é uma ciência. Alguns testes você fará e não trará nem os 10% de resultado que almejava para aquele meio. Agora, um ou mais poderá trazer 15%, 20%, até 40% do desempenho total esperado, e então os meios se compensam. Encontro muitas empresas desejando 100% dos resultados, mas colocando todo seu esforço de prospecção sobre dois ou três caminhos. Se um ou dois desses não funcionarem, não há ponte que se sustente.


Não são necessárias grandes campanhas. É necessário plano de ação, controle, treinamento da equipe e ação. Abaixo seguem 10 sugestões de meios de prospecção, com baixo custo:


  1. Networking – Tenha grupos de networking profissional. Junte-se a associações, confrarias, participe de cursos e faça amizades agregadoras para seu negócio. 
  2. Redes Sociais –Administrar as contas da sua empresa nas redes sociais pode ser trabalhoso, porém é onde você encontra uma concentração dos seus potenciais clientes. Estude sobre o tema e terá resultados.
  3. Parcerias Estratégicas – Faça um levantamento das empresas com as quais você poderia se associar e prospectarem juntos o mesmo perfil de cliente.
  4. Indicações –Crie um sistema remunerado para que seus clientes se beneficiem cada vez que fizerem indicações de novos clientes ao seu negócio.
  5. E-Mail Marketing –Existem sistemas gratuitos de envio de e-mails em massa. Você só precisa ter os endereços para quem quer mandar. É possível, inclusive, ver quem abriu os e-mails e clicou nos links. Ideal para divulgar promoções.
  6. Newsletter –Diferente do anterior, a newsletter serve para ser um canal de informações. Sua empresa pode incluir notícias do setor, dos fornecedores, dicas de uso ou manutenção do produto/serviço que vende.
  7. Explore sua fachada– Muitas empresas estão bem localizadas, mas, ainda assim, existem prospectos que não sabem o que essa empresa venda. Pendure faixas e banners promocionais mostrando um pouco da sua variedade de produto/serviço.
  8. Vendedores – Ter mais vendedores aumenta sua força de vendas. Muitas empresas não fazem pós-venda ou deixam de prospectar novos clientes porque seus vendedores não têm tempo para isso. Crie um plano de trabalho para isso e renderá frutos.
  9. Telemarketing – Estabeleça uma meta de contatos diários e vá atrás dos seus clientes potenciais. A passividade pode te levar a falência, a pró-atividade à liderança.
  10. Anfitrião Beneficiário– Se existe alguma pessoa ou empresa que tenha um bom relacionamento com um grupo de pessoas qualificadas ao seu negócio, esta poderia ser a organizadora de uma apresentação da sua empresa, com ganhos sobre os negócios gerados daquele contato.
Se sua empresa tiver um orçamento maior para prospecção, as opções se ampliam. Mas, o mais importante: Tenha um plano que sustente seus objetivos ou estará correndo o risco de ruir. 

Texto elaborado por: Gustavo Winkelmann Business Coach & Mentor Gerencial